sábado, 30 de abril de 2016

Governador Robinson nomeia delegado da Paraíba para resolver crise nos presídios do RN

O governador Robinson Faria (PSD) decidiu mudar o comando da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), que é responsável pela administração do sistema prisional do Rio Grande do Norte. O procurador do Estado Cristiano Feitosa sai da titularidade da pasta; entre o delegado da Polícia Civil Walber Virgolino.
Cristiano Feitosa permanecerá no governo, em outra função. Ele assumirá a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos, em substituição a Marcelo Marcony Leal de Lima, que foi exonerado.
As mudanças fazem parte do processo de reformulação do secretariado, iniciado com a exoneração de todos os cargos ocupados pelo PT no primeiro e segundo escalões do Governo do Estado.
Robinson Faria já havia anunciado a nomeação das novas secretarias de Saúde e Educação, Eulália Albuquerque Alves e Cláudia Santa Rosa, respectivamente.
Walber Virgolino
CRISE
O delegado Walber Virgolino tem a missão de solucionar a pior crise na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Uma tarefa das mais difíceis, que vem desafiando o governo Robinson desde o primeiro momento. Pela Sejuc já passaram dois três secretários em pouco mais de um ano, sem sucesso.
A crise é aguda. São fugas frequentes (só neste ano já foram mais de 160), mortes dentro de presídios, motins e atuação de grupos organizados dentro das principais penitenciárias do Estado.
Wallber Virgolino, 37 anos, é formato em Direito pelo UNIPÊ de João Pessoa(PB), e delegado da Polícia Civil da Paraíba há 11 anos. Especialista em Segurança Pública, em Ciências Criminais, em Gestão Pública e Prisional e Especialista em Inteligência Policial.
Atuou no Grupo de Operações Especiais - GOE da PC/PB. Foi advogado militante da OAB/PB, professor da Escola Penitenciária da PB, Tutor Senasp, Corregedor Geral do Detran-PB, delegado da DHPP-PB, Secretário de Administração da Prefeitura de Coremas-PB, Secretário de Justiça e Cidadania da PB e Delegado Seccional de Polícia Civil da Região do Brejo na PB.

Sistema de dessalinização da água será entregue no Rio Grande do Norte

O sistema de dessalinização de água salobra do assentamento Guarapes, município de Jandaíra (RN), foi entregue ontem sexta feira (29), à comunidade. A ação faz parte do Programa Água Doce, do governo federal.
Com a iniciativa serão beneficiadas pelo menos 160 famílias com água doce de qualidade. O sistema atenderá, também, famílias de algumas comunidades do entorno do assentamento. Ao todo, serão implantados no Estado 120 sistemas de dessalinização, ao custo de quase R$ 20 milhões.
Até o momento, foram realizados 3.154 diagnósticos em comunidades dos 305 municípios em situação mais crítica do semiárido brasileiro. Foram, também, implantados ou recuperados 121 sistemas de dessalinização, sendo que há outros 65 em processos de implantação e 707 obras já contratadas.
O Água Doce foi instituído com a finalidade de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento sustentável dos mananciais subterrâneos. O projeto incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na sua implantação, além da recuperação e gestão dos sistemas de dessaliniz

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Melhores momentos - Gols de ABC 2x0 Alecrim - Campeonato Potiguar


Após duas derrotas para o Verdão no ano, Alvinegro vence na hora certa, conquista a Copa Rio Grande do Norte e vai para a decisão do estadual contra o América-RN


Veja como votaram os deputados do RN no impeachment

 A maioria dos deputados federais do Rio Grande do Norte 

votaram a favor do impeachment da presidente Dilma 

Rousseff. 


Placar do Impeachment


Em uma cessão tumultuada e com os nervos exaltados, aonde o mal exemplo, a falta de educação, e a falta de decoro parlamentar prevaleceram, a Câmara dos Deputados aprovou o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso. Foram 367 votos favoráveis e 137 contrários, além de 7 abstenções e 2 ausências. O pedido de afastamento da presidente segue, agora, para análise do Senado Federal.
367A FAVOR
137CONTRA
7ABSTENÇÕES
2AUSENTES

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Música Destino - Woney Fontes, talento alexandriense



O Blog Alexandria Aqui, parabeniza o amigo Woney Fontes, pelo sucesso.  Felicidades

ABC domina o Potiguar de Mossoró, faz 3 a 1, e vai à final do segundo turno

Mais Querido faz o dever de casa e vence com gols de Nando (2) e Erivélton e disputa a decisão contra o Alecrim. João Manoel, de pênalti, diminui para o Time Macho


A "decisão" entre ABC e Potiguar de Mossoró teve todos os ingredientes para um bom espetáculo e os pouco mais de três mil torcedores que foram ao Estádio Frasqueirão viveram momentos de muita emoção. Mais efetivo, o Mais Querido conseguiu dominar o Time Macho e saiu da campo com a tão almejada classificação à final do segundo turno do Campeonato Potiguar. O placar de 3 a 1 coloca o Alvinegro na disputa do título do returno contra o Alecrim, que goleou o Assu por 4 a 1 no Nazarenão, em Goianinha. Os gols abecedistas foram marcados por Nando, duas vezes, e Erivélton. O Potiguar descontou com João Manoel.
Nando - ABC x Potiguar de Mossoró Frasqueirão (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Nando comemora um dos gols do ABC na vitória sobre o Potiguar de Mossoró 
VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DO JOGO
CONFIRA TUDO SOBRE O CAMPEONATO POTIGUAR
O placar deixou ABC e Alecrim com 14 pontos, mas o Alvinegro ficou com a liderança pelo saldo de gols. Por isso, terá a vantagem de jogar pelo empate no tempo normal e na prorrogação na final.
O jogo
O ABC mostrou que estava em busca da vaga na final do segundo turno com muita força. Apesar de ter a vantagem do empate, o Potiguar de Mossoró não conseguiu manter a calma em campo e foi pressionado durante toda a partida. Em cobrança de falta ensaiada, a zaga do Potiguar "bateu cabeça" e o zagueiro Gustavo Bastos ficou sozinho, mas o zagueiro Ramon conseguiu o corte e evitou o gol alvinegro. Em seguida, foi a vez do outro defensor, Léo Fortunato, chegar com muito perigo e mandar a bola na trave do goleiro Santos. Muito acirrado, o jogo teve instantes de confusão e o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo teve trabalho para conter os ânimos.
Na etapa final, o ABC voltou mais ligado e abriu o placar aos cinco minutos. Após jogada de Jones Carioca pela direita, Nando deu um carrinho na bola, Santos ainda fez a defesa, mas a bola entrou bem devagar no fundo da rede e a torcida alvinegra explodiu na arquibancada. Aos 14 minutos, o segundo gol surgiu em uma rápida jogada no meio-campo, em que Erivélton roubou a bola, tocou para Echeverria e recebeu sozinho dentro da área para ampliar o placar. Com vantagem no placar, o ABC relaxou e viu o zagueiro Gustavo Bastos fazer uma lambança na área e cometer um pênalti sobre João Manoel. O atacante alvirrubro foi para a cobrança e diminuiu o placar para 2 a 1.
Nando - ABC x Potiguar de Mossoró Frasqueirão (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Nando marcou o terceiro gol do ABC na partida em cobrança de pênalti
Emoção até o final
Com o gol do Potiguar, a partida ficou ganhou emoção e as duas equipes colocaram mais força nos contra-ataques. Aos 44 minutos, o Time Macho teve a grande oportunidade de empatar o jogo com Gilkley. O meia-atacante, sozinho, chutou em cima do goleiro Vaná. Na sequência, o ataque abecedista chegou ao ataque com muita velocidade com leozinho, que acabou derrubado na área e com a marcação do pênalti. Na cobrança, Nando fez seu segundo gol na partida e colocou o Mais Querido na decisão do segundo turno do estadual.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

RN tem 85 casos confirmados de microcefalia, diz Sesap

Casos suspeitos chegam a 414 no estado.
Boletim foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde.

Bebê com microcefalia no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
RN tem 414 casos notificados de microcefalia
O Rio Grande do Norte tem 85 casos confirmados de microcefalia até o dia 9 de abril. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com o boletim, o estado registra 414 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Os casos notificados estão distribuídos em 81 municípios do estado.
Do total, 295 estão sob investigação, 85 foram confirmados e 34 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).
Dos casos notificados, 3,7% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto), o que corresponde a 15 óbitos, sendo 9 confirmados e 6 ainda em investigação.  Dos 9 óbitos confirmados, 5 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 4 foram confirmados por critério clínico-laboratorial com identificação do vírus Zika.
O Ministério da Saúde orienta as gestantes a adotar medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição aos mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Governo do RN reafirma contratação de agentes, bloqueador de celular e construção de mais celas

A Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, reuniu-se com secretários do Governo para definir ações de recuperação do Sistema Penitenciário. O Secretário de Justiça e Cidadania, Cristiano Feitosa, relatou as dificuldades enfrentadas e suas necessidades.
Entre as propostas discutidas para reestruturar o Sistema, está prevista a contratação de agentes penitenciários temporários e a aquisição de bloqueadores de celular para os presídios. Durante as deliberações, os secretários definiram como prioridade a criação de vagas com a construção de novos pavilhões nos CDPs de Assu, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros e Patu. 
Ficou definido que a Secretaria de Administração fará o levantamento da dominialidade dos imóveis  disponíveis para as construções, à Secretaria de Infraestrutura coube conduzir os processos licitatórios de forma emergencial e o DER vai executar a obra perimetral externa da Penitenciária de Alcaçuz. O Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, assegurou a dotação orçamentária para a erguer os pavilhões e a contrapartida para a obra da Penitenciária de Ceará-Mirim.
Participaram do encontro, ainda, representantes do Idema e da Secretaria de Segurança Pública. Essa foi primeira reunião do grupo, que  voltará a se reunir na próxima semana.

Resultado da votação do impeachment deve sair às 21h de domingo, diz Eduardo Cunha

A conclusão da votação do parecer sobre a admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados deverá ocorrer por volta das 21h do domingo (17). A previsão foi feita há pouco pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em entrevista coletiva.
Segundo o peemedebista, o processo de votação no domingo deverá durar cerca de quatro horas, uma vez que ele estima em 30 segundos o tempo gasto por cada um dos 513 deputados para proferir seu voto.
“Estou prevendo quatro horas [de votação]. São 513, tem segunda chamada daqueles que não compareceram, tem o tempo de deslocamento até o microfone. [Somando] o gasto com cada procedimento desse meio minuto, serão 256 minutos, o que dá 4 horas e 16 minutos”, calculou Cunha. 
O presidente da Câmara disse que houve a opção do colégio de líderes de não fazer nenhum entendimento sobre eventuais interrupções ou finalizações das sessões. Ele lembrou que o tempo de discussão dos partidos, de uma hora para cada legenda, não pode ser reduzido. Já o período de debate dos deputados que se inscreveram pode ser reduzido, caso seja aprovado requerimento para encerrar a discussão.
Segurança
Cunha informou que estão sendo discutidas medidas adicionais de segurança e que o acesso ao Salão Verde e ao plenário da Casa será restrito. Além disso, serão instalados telões do lado de fora da Casa. 
“Vamos instalar telões lá fora e mais telões aqui.  O Salão Verde vai ficar mais restrito, porém tem muito gente que vai ficar no Salão Verde. Estamos tomando alguns cuidados de segurança, a galeria será restrita à imprensa, não há previsão de qualquer acesso que não seja da imprensa ao local. A previsão é a restrição ao máximo possível nessa área de Salão Verde e plenário”, disse Cunha.
Sexta-feira
Na sexta-feira, os trabalhos serão abertos com a fala dos autores da denúncia e a manifestação da defesa da presidenta Dilma Rousseff. Será concedido prazo de 25 minutos para ambas as partes. Depois disso, cada um dos 25 partidos com representação na Câmara e os líderes da maioria e da minoria terão uma hora para discussão. Esse tempo poderá ser dividido com até cinco parlamentares, independentemente do tamanho da bancada.
Sábado
Pelo cronograma, serão necessárias, pelo menos, 28 horas para a discussão inicial. Com isso, a discussão iniciada na sexta poderá se prolongar até as 13h de sábado (16), ultrapassando o horário previsto por Cunha para início da sessão deste dia, 11h. Os trabalhos no sábado começam com a fala dos deputados que se inscreverem no dia anterior (de 9h às 11h) para discutir o relatório. No sábado, todos os líderes terão direito a falar por suas bancadas pelo tempo correspondente ao tamanho das bancadas.
A cada nova sessão, os líderes terão direito a usar da palavra conforme prevê o regimento da Casa. A intenção do presidente da Câmara é encerrar os debates no sábado. Cada um dos deputados inscritos terá direito a 3 minutos de fala. Se os 513 optarem por discursar, serão gastos 1.539 minutos, o equivalente a quase 26 horas.
Com início previsto para as 11h de sábado, se não houver interrupções, essa fase deverá durar até as 13h de domingo.
Domingo
Pelo cronograma definido hoje, no domingo, a sessão será iniciada às 14h, com a fala dos líderes partidários. Em seguida, os representantes dos partidos terão 10 segundos para fazer o encaminhamento e orientação da votação.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 11 de abril de 2016

I have a dream - Eu tenho um sonho - Martin Luther King Jr

FATO, VERDADE E SABEDORIA!


Líder em pesquisa, Lula já fala em eleições gerais

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-teme-que-derrota-expressiva-nesta-segunda-amplie-isolamento-politico-de-dilma,1854166
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterLeia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-teme-que-derrota-expressiva-nesta-segunda-amplie-isolamento-politico-de-dilma,1854166Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-teme-que-derrota-expressiva-nesta-segunda-amplie-isolamento-politico-de-dilma,1854166Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-teme-que-derrota-expressiva-nesta-segunda-amplie-isolamento-politico-de-dilma,1854166
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em reuniões com integrantes do PT e líderes partidários, que, caso não tenha autonomia para tocar o governo após uma eventual vitória de Dilma Rousseff no impeachment, deixará que avancem no partido e entre os aliados as discussões pela realização de eleições gerais.

A ideia de Lula tem respaldo de lideranças do PMDB como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que mantém distância do vice-presidente Michel Temer, sucessor de Dilma no caso de o impeachment passar no Congresso. Na semana passada, Renan defendeu a realização de eleições gerais. A senadores, o peemedebista disse não descartar a criação de uma comissão especial para reunir todas as propostas em debate.

As conversas entre Lula e Renan se intensificaram desde que o ex-presidente voltou a atuar diretamente nas negociações com o Congresso.
Segundo lideranças do governo, não foi por acaso que o peemedebista afirmou na última semana que "vê com bons olhos" a realização da eleição geral, mesmo não havendo nenhuma proposta concreta sobre o tema. "Acho que, se a política não arbitrar saídas para o Brasil, não podemos fechar nenhuma porta", disse Renan na terça-feira.
A estratégia de uma nova eleição geral antes de 2018 é tratada de forma sigilosa para não melindrar integrantes da base aliada que ainda estão indecisos em relação à votação do impeachment.
O debate no plenário sobre o afastamento de Dilma deve ter início no próximo dia 15. A ideia surge, entretanto, em meio aos levantamentos de intenção de votos que apontam o petista na frente de uma possível disputa pelo Palácio do Planalto.
A mais recente pesquisa do instituto Datafolha mostra Lula na liderança das intenções de voto para presidente com 21% no cenário em que disputa com os candidatos mais prováveis. Ele é seguido de perto por Marina Silva (Rede), que conta hoje com 19%, e pelo senador Aécio Neves (PSDB), com 17%. Jair Bolsonaro (PSC) tem 8% e Ciro Gomes (PDT), 7%.
O posicionamento do petista a favor da antecipação das eleições gerais se deve, em parte, ao receio de que, se Dilma conseguir se salvar no Congresso, ela volte a atuar sem ouvir os conselhos de seu "tutor", principalmente em áreas como a economia, considerada crucial para a "refundação" do governo.
Economia
Nas conversas em Brasília, a avaliação de Lula tem sido a de que a crise econômica é o principal indutor dos problemas enfrentados no Congresso. O foco de possíveis mudanças na economia pós-impeachment deverá ser a classe média e a classe média baixa. Para isso, Lula quer retomar a ideia de "dinamizar a economia" com a facilitação da liberação de crédito.
As mudanças defendidas pelo ex-presidente têm encontrado, contudo, resistências do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Para ele, o uso das reservas internacionais, por exemplo, pode ser um sinal ruim aos investidores estrangeiros.
Apesar de possíveis resistências dentro do Palácio do Planalto, o sentimento é de que, se não houver uma guinada conduzida pelo ex-presidente, ele e o PT vão "sangrar" até a próxima eleição de 2018, podendo não ter forças para manter o projeto de poder em curso desde 2001. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

domingo, 10 de abril de 2016

PARQUE JORGE AMADEUS - SÍTIO MANIÇOBA

Copa RN: Olho na classificação


Na abertura da rodada, ASSU x ABC empataram sem gols. 
Potiguar 1 x Alecrim 1 e o Baraúnas venceu o Palmeira em Goianinha por 2×0. Neste domingo, América x Globo fecham a rodada.
A sétima rodada na próxima quarta-feira tem, ABC x Potiguar no Frasqueirão; Baraúnas x América no Nogueirão; Globo x Palmeira no Barrettão e Alecrim x ASSU no Nazarenão.
Pela soma geral dos pontos, o Potiguar tem 26 pontos e já garantiu uma vaga na Série D. A classificação geral mostra o América com 21; Globo com 20; ASSU também com 20 pontos; ABC tem 18; Baraúnas 18; Alecrim vem em seguida com 17 pontos e o Palmeira com 3.

sábado, 9 de abril de 2016

RN é beneficiado com decisão que impede devolução de R$ 192,4 milhões do Fundeb

Decisão foi tomada pelo ministro Marco Aurélio de Mello
Decisão foi tomada pelo ministro Marco Aurélio de Mello

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela suspensão da ordem que previa devolução de R$ 192,4 milhões do Estado e municípios do Rio Grande do Norte à União, face compensações indevidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A decisão foi tomada a partir de uma série de contatos encabeçados pelo governador Robinson Faria; vice-governador Fábio Dantas; secretários do RN, representantes da Femurn e bancada federal.
Foram realizadas várias audiências em Brasília, na tentativa de impedir a devolução dos recursos pelo RN. A comitiva dialogou com os ministros da Educação, Aloízio Mercadante; e do STF, Marco Aurélio Mello, este último relator do processo impetrado pelo Estado e Femurn.
Durante as audiências, a senadora Fátima Bezerra destacou o caos que seria para Estado e municípios devolverem recursos orçamentários à União, ainda mais diante da crise financeira que afeta todo o país. Na ocasião, ela destacou a expectativa de que o STF acolhesse o pedido do RN e evitasse que estado e municípios fossem penalizados.
ENTENDA – O Rio Grande do Norte foi contemplado em 2015 com compensações indevidas repassadas pela União, via Fundeb.
O cálculo para saber se o Estado faz jus às compensações é aplicado de acordo com a média arrecadação/custo-aluno e o RN declarou que a receita consolidada foi inferior ao que posteriormente um recálculo feito pelo tesouro nacional aferiu.
Ou seja, a União diz que o RN recebeu, em 2015, um valor superior ao que tinha direito e por isso teria que devolvê-lo. O recálculo se deu após questionamentos de outros entes federados.

Em debate de 13 horas, 39 deputados defenderam o impeachment e 21 foram contra

Ao todo, 61 deputados discursam sobre o parecer final da Comissão Especial do Impeachment (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil).
Ao todo, 61 deputados discursam sobre o parecer final da Comissão Especial do Impeachment (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil).
A legalidade ou não dos argumentos contidos na denúncia do processo de impeachment dominou as discussões sobre o parecer final da comissão especial que analisa o pedido de afastamento da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Foram mais de 13 horas de debate, na sessão iniciada na sexta-feira, 08 de abril, por volta das 15h30, e finalizado às 4h43 deste sábado, 09 de abril.
Ao todo 61 deputados discursam nas discussões sobre o parecer final da Comissão Especial do Impeachment Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ao todo 61 deputados discursam. A maioria, 39 deles, defenderam o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO),  que sugeriu o prosseguimento do processo de impeachment, praticamente o dobro dos que se posicionaram contrários (21) e um indeciso. Cada deputado membro da comissão teve 15 minutos para defender sua posição, enquanto os não membro falaram por dez minutos.
No total, havia 116 deputados inscritos para discursar. Os que não falaram desistiram ou foram embora antes de serem chamados pela presidência da Comissão.
Com mais de 11 horas de sessão, o presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF) tentou reduzir o tempo de fala já que o horário limite estabelecido inicialmente, 3h de sábado, já havia sido ultrapassado. A proposta, contudo, não foi bem aceita.
Conforme o estabelecido pelos líderes, a ordem de inscrição dos oradores obedeceu a alternância entre favoráveis e contrários ao impeachment. No entanto, depois das 3h todos os governistas inscritos já haviam falado e a lista seguiu com discursos apenas daqueles que defendiam o impeachment. Pouco antes, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sugeriu o encerramento da reunião, proposta que foi rechaçada pelos oposicionistas.
Impeachment x Golpe
Para o deputado Laudivio Carvalho (SD-MG) está claro que o impeachment não caracteriza “golpe” como têm sugerido os governistas. “Mesmo que o governo venha insistindo em denominar de golpe, tenho que dizer com todas as letras: não é golpe, é impeachment! O que não faltam são indícios de má conduta; as pedaladas fiscais são apenas o começo, a população clama por mudança, a presidente perdeu a confiança do povo e governa na corda bamba”, disse.
A tese foi rebatida pelo petista Paulo Teixeira (SP).  “Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe”. “A acusação é vazia e partidária”, reforçou o deputado  Carlos Zaratini (SP). “Toda vez que se derrubou um governo popular não foi no debate político, mas por meio do denuncismo. Foi assim com Getúlio Vargas, foi assim em 1964, foi assim com Juscelino Kubistchek. A oposição quer dar um golpe, tomar o poder sem voto. Quer fazer da votação no plenário uma eleição indireta”, acrescentou Zaratini.
Decepção
Conforme o estabelecido pelos líderes, a ordem de inscrição dos oradores obedeceu a alternância entre favoráveis e contrários ao impeachmentFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Para a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), Dilma decepcionou várias mulheres brasileiras. “Entristece-me saber que não temos uma representante que merecemos”, disse. O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) disse que os fatos contidos na denúncia justificam o afastamento de Dilma.
“A defesa [da presidenta] diz que sempre ocorreram as pedaladas fiscais e não ocorreram em 2015. Mentira. Em dezembro de 2015 havia um saldo R$ 55,6 bilhões em pedaladas. O governo se beneficiou de financiamento ao longo do ano e a prova é que o governo pagou juros sobre isso. Se deve, paga juros. É óbvio que é uma operação de crédito”, disse Nascimento.
Inconstitucional
O deputado Alessandro Molon (Rede Sustentabilidade – RJ) disse que a tentativa de impeachment da presidente pelo “conjunto da obra” não está previsto na Constituição. “ Procurei muito na Constituição essa expressão “pelo conjunto” da obra e não encontrei. Quem julga pelo conjunto da obra é o eleitor. Se se trata de crime de responsabilidade, é preciso verificar se os tipos penais estão presentes”.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também contestou a tese do impeachment. “Uma presidenta não pode ser afastada por ter baixa popularidade. Isso é muito pouco”. A deputada rebateu as críticas feitas ao seu partido. “Não me envergonho de ser do PT, nem de apoiar a presidente Dilma, nem do pão com mortadela. A simbologia da mortadela é porque essas pessoas jocosas não sabem que este governo foi capaz de incluir 37 milhões de miseráveis.”
Autor de um dos três votos em separados apresentados à comissão do impeachment, Weverton Rocha (PDT-MA), rebateu o parecer do relator da comissão. “Autorizar o gasto não indica que ele se realizará. Importante salientar que a abertura de créditos suplementares não pôs em risco o atingimento da meta”.
Povo iludido
Para o deputado Izalci (PSDB-DF), a presidente e o PT “iludiram” o povo. “O povo foi iludido com propostas demagógicas, acabaram com o sonho da nossa juventude, acabaram com o Pronatec, com o Fies e com o Ciências sem Fronteira. Com essa irresponsabilidade do governo ressuscitaram a inflação, maior mal que existe para o trabalhador. Além da inflação, ressuscitaram o desemprego. Não haverá golpe, haverá impeachment e ele tem que ser já, para o bem do país”.
O deputado Carlos Marun (PMDB-MT) defendeu o impeachment e criticou a defesa da presidenta. “A defesa da Dilma é alicerçada em mentira, mentira, mentira. O ministro José Eduardo Cardozo veio aqui e apresentou uma defesa vazia. Se a Dilma é honesta, ela é incapaz”.
Votos no plenário
Apesar do clima tranquilo na maior parte do tempo, em alguns momentos os ânimos dos deputados se exaltaramValter Campanato/Agência Brasil
Para o vice-líder do governo, deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), não há como o governo vencer a disputa na comissão. Contudo, ele garantiu que os oposicionistas não terão os votos suficientes para aprovar a admissibilidade do impeachment no plenário.
“Aqui na comissão nós já perdemos. Mas ele não têm força de painel [no plenário]. Vocês, que acreditam na democracia, fiquem tranquilos que eles não colocarão 342 votos no painel no próximo domingo. Aqui, podem ganhar. O governo está fazendo seu papel aqui, eles vão ter a ilusão que ganharam, mas esqueceram de combinar com os russos. Dilma não vai cair, porque não é corrupta, tem um partido e base social”, disse Costa.
Debate tranquilo
Apesar da polarização, os debates na comissão transcorreram sem grandes acirramentos. Em alguns poucos momentos, no entanto, os ânimos se exaltaram e houve bate-boca. Em um dos casos, os deputados Silvio Costa (PTdoB-PE) e Danilo Forte (PSB-CE) trocaram ofensas. A confusão, entretanto, foi rapidamente contornada pelo comando da comissão.
A próxima reunião da comissão está marcada para a próxima segunda-feira (11), às 10h,  quando o relator Jovair Arantes fará a réplica. Na ocasião, os 27 líderes partidários poderão fazer comentários acerca do parecer e orientar suas bancadas. Também será aberto espaço para as considerações finais da defesa da presidenta. A votação do relatório na comissão está marcada para ter início às 17h da segunda-feira.
Leia aqui porque a reunião da Comissão do Impeachment começou na noite de sexta-feira e foi até a madrugada de sábado.
Fonte: Agência Brasil. 

Suspeito de pistolagem morre em troca de tiros com a polícia no RN

Ricardo Holanda de Paiva era suspeito de homicídios no RN e na PB.
Suspeito reagiu a prisão, entrou em confronto com policiais e foi atingido.


Arma de fogo, munições e maconha foram encontrados na casa do suspeito (Foto: Divulgação/ Sesed)
Arma de fogo, munições e maconha
foram apreendidos na casa do suspeito
Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar terminou na morte de um homem de 33 anos, suspeito de pistolagem na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Ricardo Holanda de Paiva, reagiu a prisão e acabou baleado pelos policiais na manhã desta sexta-feira (8).
Segundo a Sesed, Ricardo Holanda de Paiva era suspeito de diversos homicídios cometidos nas regiões do Alto Oeste potiguar e no Sertão da Paraíba. Holanda também era suspeito de ter recebido dinheiro para executar um vereador da cidade de Patu, em 2015.
Ainda de acordo com a Sesed, Paiva reagiu a ordem de prisão e ameaçou atirar contra os policiais, que reagiram. O suspeito foi atingido no tórax e morreu enquanto recebia o socorro.
Os policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da Delegacia de Polícia do Oeste (Divipoe) que participaram da ação continuaram com as buscas na casa do suspeito, apreendendo uma arma de fogo, munições e maconha.

Diretor da maior penitenciária do RN é baleado na frente de casa

Ivo Freire, diretor de Alcaçuz, levou um tiro na perna e foi socorrido.
Crime aconteceu na manhã deste sábado (9).


Ivo Freire foi atendido no Pronto-Socorro Clovis Sarinho, em Natal. Com o sinal de positivo, ele mostra que está tudo bem apesar da agressão (Foto: Durval Franco)
Em março, Ivo Freire levou uma pedrada na cabeça
enquanto fazia uma revista no pavilhão 2
O diretor da Penitenciária de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, foi baleado na frente de casa na manhã deste sábado (9). Ivo Freire foi atingido na perna e socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho.
O crime aconteceu por volta das 8h no bairro Cidade Verde, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com informações da Polícia Militar, ele saía de casa acompanhado da esposa quando um carro parou em frente à residência e dois homens desceram atirando.
Ninguém foi preso. Ivo Freire foi socorrido consciente para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. O hospital não divulgou o estado de saúde dele.
No início de março, Ivo Freire levou uma pedrada na cabeça durante uma revista no pavilhão 2 da unidade prisional.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Alto Oeste ganha unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes

Resultado de imagem para site do mp do rio grande do norte

A equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Infância e Juventude (Caopij) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) visitou a Casa da Criança em Pau dos Ferros, na quinta-feira (7). A unidade acolhimento institucional foi viabilizada pela sociedade civil mediante o voluntariado de diversos profissionais e os esforços empreendidos pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca. 

A Casa da Criança está em pleno funcionamento com acolhimentos de crianças encaminhados pelo Conselho Tutelar do município de Pau dos Ferros, assim como pela autoridade judiciária da Comarca contando, apenas, com as doações da população e com os valores encaminhados pelo Juizado Especial Criminal.

O 2º Promotor de Justiça de Pau dos Ferros foi o responsável pela articulação dos segmentos da sociedade visando à conquista da instalação da unidade de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos. Além disso, o representante ministerial encaminhou as penas restritivas de direitos de prestação pecuniária e prestação de serviços comunitários, aplicadas pelo Juizado Especial Criminal da Comarca, para a concretização do objetivo.

Ampliação do atendimento para outros municípios
Na ocasião, e diante da obrigação dos municípios de prestarem o serviço socioassistencial de acolhimento institucional, a coordenadora do Caopij, Sandra Angélica, e o titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, Rodrigo Pessoa de Morais, promoveram uma reunião com os representantes dos municípios de Pau dos Ferros, Encanto, São Francisco do Oeste, Água Nova, Riacho de Santana, Rafael Fernandes e Francisco Dantas. 

A intenção foi formalizar a execução indireta do serviço a ser prestado por Pau dos Ferros por meio da celebração de um convênio com a entidade não-governamental, bem como de um consórcio intermunicipal com os demais municípios que compreendem a Comarca. Acompanharam a coordenadora do Caopij, as analistas da unidade ministerial, Brena Caroline e Laís Jacobina.