sexta-feira, 18 de março de 2016

Em Natal, grupo protesta em defesa do governo Dilma e em apoio a Lula

Manifestantes farão caminhada por vias da Zona Sul da cidade.
Ainda não há estimativa de público presente no ato.


Grupo se concentra no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em Natal (Foto: Renato Vasconcelos/G1)

Manifestantes se reúnem em frente ao shopping Midway Mall, na Zona Sul de Natal, em um ato a favor do governo Dilma Rousseff (PT). O protesto acontece desde as 15h desta sexta-feira (18). O grupo deve sair em caminhada pela avenida Senador Salgado Filho e pela BR-101 até o bairro de Mirassol, também na Zona Sul da cidade.
Às 16h15, representantes da Frente Brasil Popular dizem que 2 mil pessoas presentes no evento. A Polícia Militar estima em 600 pessoas.
Além da capital potiguar, diversas manifestações a favor e contra o governo acontecem no restante do país. 
Segurança
O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), órgão composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública, foi ativado às 14h, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O objetivo é facilitar a comunicação entre os órgãos envolvidos na operação.

A recomendação do GGI-E é para que condutores de veículos evitem trafegar no trecho da avenida Salgado Filho, entre a Bernardo Vieira e a BR 101, porque uma das vias, sentido Parnamirim/Natal, estará interditada. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) orienta os condutores a recorrerem a vias paralelas como as avenidas São José, Jaguarari, Rui Barbosa e Prudente de Morais e também a Via Costeira.

“A partir do momento em que o público presente na manifestação iniciar a caminhada, por volta das 16h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará o desvio do fluxo de veículos da BR 101 (sentindo Parnamirim/Natal) para a Avenida Norton Chaves, em Nova Descoberta, e para o Viaduto Quatro Centenário visando garantir a segurança nas vias, evitando acidentes de trânsito e uma caminhada segura”, disse o superintendente da PRF/RN, Marcelo Henrique Montenegro de Sá.

De acordo com a PRF, não há previsão de interdição da BR 101. Após concluírem o percurso na avenida Salgado Filho, a manifestação seguirá pela marginal da BR 101 (sentindo Parnamirim/Natal), que também será interditada até o bairro Mirassol.

A Polícia Civil atua com uma Delegacia Móvel completa com delegados, agentes e escrivães. Além disso, equipes extras da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e profissionais velados do serviço de inteligência estarão circulando no evento. O funcionamento das delegacias de plantão Zona Norte e Sul ocorrerá normalmente. Ao todo, a Polícia Civil contará com 30 policiais envolvidos na operação.

A Polícia Militar e os Bombeiros conta com diversas unidades operacionais distribuídas em pontos estratégicos do percurso. Somente a PM está com um efetivo extra de 430 policiais, sendo deste total, 72 do Comando de Policia Rodoviária Estadual (CPRE) e os demais do Comando de Policiamento Metropolitano. Barreiras policiais serão montadas em todo o perímetro do evento, onde ocorrerão abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita. Policiais também serão distribuídos a pé e veículos durante todo o percurso para garantir a segurança dos participantes, bem como do público que circulará pelo trajeto. Já os bombeiros atuarão com cerca de 20 militares especializados no atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. Além disso, a tropa se manterá de sobreaviso para qualquer necessidade de acionamento imediato.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) disponibiliza uma Plataforma de Observação Elevada (POE) que estará transmitindo imagens em tempo real para o Centro de Comando e Controle Móvel onde estarão os comandantes das unidades operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário